terça-feira, 31 de julho de 2007

O Pan terminou, as lições ficam!



O PAN terminou, ficam as lições!

Domingo foram encerrados os XV Jogos Panamericanos Rio 2007, ontem nem tive ânimo para escrever, estava vazio, lamentando o fim das competições e das emoções, afinal esperamos tanto para vivenciar esses dias e tudo passou numa velocidade assustadora. Muitas lições podem e devem ser aproveitadas por todos nós e principalmente pela juventude brasileira, que pode se espelhar no esporte como fator de inclusão social, educacional e de cidadania. O que se espera das autoridades é que os maravilhosos equipamentos esportivos sejam bem aproveitados e tenham manutenção adequada, para que o esporte nas mais diversas modalidades se desenvolva pleno. No âmbito esportivo temos muito o que comemomar, foi a participação mais efetiva de atletas brasileiros em Jogos Panamericanos, desde a primeira edição em Buenos Aires (1951). Considerando a primeira medalha de ouro ganha por Diogo Silva (no 2º dia de competições) e a última ganha por Flávio Saretta no último dia de competições, os atletas brasileiros subiram no lugar mais alto do pódio 54 vezes, além de terem ganho 40 medalhas de prata e 67 de bronze. A expectativa agora é que haja apoio dos patrocinadores e das confederações, para que os atletas brasileiros façam uma boa preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008; lá as dificuldades serão muito maiores, toda a elite esportiva mundial estará competindo. Para finalizar é importante enfatizar que tirando um ou outro problema, os Jogos transcorreram bem e os equipamentos esportivos foram bastante elogiados, deixando no ar a possibilidade da Cidade do Rio de Janeiro e do Brasil, sediarem os Jogos Olímpicos de 2016, tomara! Destaques: Thiago Pereira, César Cielo, Kaio Márcio, Rebeca Gusmão, Edinanci Silva, Tiago Camilo, Handebol (masc./fem.), Futebol (fem.), Basquete (masc.), Vôlei Indoor (masc.), Vôlei de Praia (masc./fem.), Futsal, Diego Hypólito, Jade Barbosa, Revezamento 4X100 Atletismo, Diogo Silva, Lucélia Ribeiro, Hugo Hoyama, João Derly, Fabiana Murer, Maurren Maggi, Franck Caldeira, Yane Marques, Equipe de Ginástica Rítmica, Jadel Gregório, Equipe de Hipismo, etc...
(ML)

sexta-feira, 20 de julho de 2007

Pan 2007, glórias e decepções


Pan 2007, glórias e decepções

Mais uma vez a fator emocional foi decisivo e as meninas do vôlei deixaram escapar a medalha de ouro, perdendo para Cuba em pleno Maracanãzinho, diante de uma grande e vibrante torcida brasileira, que saiu frustrada. A partida foi disputadíssima e decidida apenas no tie-break (17 a 15 para as cubanas), o triste é que o Brasil chegou a estar liderando o set decisivo por 14 a 12, mas, não conseguiu pontuar. Agora é se preparar para a Copa do Mundo, para garantir uma vaga para os Jogos Olímpicos de Pequim, e quem sabe "quebrar" os últimos traumas.
Enquanto isso, Thiago Pereira vai fazendo história e confirmando o ouro em todas as provas em que participa, ajudando o Brasil a evoluir no quadro de medalhas. Outros destaques da natação, são: Kaio Márcio de Almeida, César Cielo e Rebecca Gusmão, além de toda uma nova safra de bons e jovens atletas que estão debutando neste Pan.

Não podemos deixar de valorizar também o grande papel que a ginástica artística realizou, destacando principalmente: Diego Hypólito (2 ouros individuais e uma prata por equipe) e Jade Barbosa (grande revelação, que ganhou 1 medalha de cada cor).

Vem muito mais pela frente, avante Brasil!

(ML)

Desconstrução



Desconstrução

A minha volta muita coisa está sendo desconstruída e não estou conseguindo encontrar meios para deter a capacidade que as pessoas têm de se auto-destruir, é preciso ordenar sentimentos e ressentimentos!


m.leonidio

terça-feira, 17 de julho de 2007

Pan 2007






Na última sexta-feira (13/07) foram abertos os XV Jogos Panamericanos, Rio 2007. Depois de muita expectativa e muitos milhões de reais acima do orçamento previsto, a Cidade do Rio de Janeiro e o Brasil têm a possibilidade de mostrar ao mundo, se terá condições de sediar os JOGOS OLÍMPICOS num futuro breve. As arenas esportivas e estádios que foram construídos e/ou reformulados, ficaram maravilhosos, dando amplas condições para que os atletas realizem um grande espetáculo e estabeleçam novos recordes. A delegação brasileira como anfitriã terá todo apoio do público, mas, também terá sobre os ombros uma forte carga emocional, por conta da própria cobrança pessoal e da cobertura maciça da mídia brasileira. Esportes como: Natação, Atletismo, Judô, Ginástica Artística, Futebol, Vôleibol poderão ajudar e muito, o Brasil a conquistar o melhor resultado em Pan's em todos os tempos.

Depois de passar a segunda-feira (16/07) em branco, sem sequer uma medalha de bronze, nesta terça-feira, os atletas brasileiros começam a reagir - Thiago Pereira, Diego Hypólito, Jade Barbosa lavaram a alma da torcida chegando ao degrau mais alto do pódio. Tenho convicção que virão muito mais momentos emocionantes. Avante Brasil! (ML).

segunda-feira, 16 de julho de 2007

João Pedro VII



João Pedro VII

Meu filho você não é rei
muito menos filho de um rei
mas é um príncipe
de sangue vermelho mesmo,
olhar cativante, alegria ingênua,
vivaz, ousado em suas fantasias infantis!

Meu filho você é a beleza profunda da vida,
o sentimento que se propaga todas as manhãs,
durante todos os dias e ainda permanece nas noites,
mesmo de sono tranqüilo.

Meu filho você é essência plena
a luz que mostra o caminho:
do amor, da amizade, da fraternidade, da harmonia...

Meu filho olho pra você e antevejo emoções
que ainda não podem e não devem ser sentidas, por enquanto!
É preciso dar tempo ao tempo,
sem esquecer de viver cada momento.
Tenho que te preparar todo dia
para as batalhas que virão...
mas, com a leveza
que deve permear a vida de uma criança!

Meu filho quero te abraçar (sempre)
compondo uma extensão além dos olhos
capaz de transpor imagens físicas
para repousar numa força superior
que transforma em elo inquebrantável
nosso amor-puro-eterno!

Marcos Leonidio
homenagem ao meu primogênito em seu 7º aniversário.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Dupla "Esperteza"




Quem viu ou ouviu o discurso do presidente do Senado Renan Calheiros, desta terça-feira (10/07) deve ter se "assustado". De forma veemente e dura, ele falou grosso e deixou claro que vai "lutar" com todas as armas que dispõem, para se manter no cargo e sair dessa história com quase ou nenhum arranhão. Calheiros deixou nas entrelinhas a seguinte mensagem, "se eu cair, vai mais gente junto comigo, o que eu fiz não tem nada demais e isso é uma prática normal entre os meus colegas senadores e/ou deputados..." - pasmem! O senador conta com o apoio velado e irrestrito de muita gente, até por interesses diversos e o recesso parlamentar deve ser uma de suas armas mais poderosas para passar ileso deste episódio, o qual se diz vítima. Felizmente, de uma forma ou de outra a opinião pública tem acompanhando esta tragicomédia com interesse e o Congresso se sente pressionando diante de tantos escândalos e abundante impunidade. A imprensa também tem feito uma boa cobertura e isso é fundamental para que os cidadãos se mobilizem e exerçam seus direitos. Renan tem se mostrado seguro em seus discursos, mas, há um claro mal-estar entre alguns importantes senadores. Talvez alguma coisa aconteça, é isso que esperamos, mas, também temos que nos preparar para o pior, que seria sua absolvição, neste caso, preparem a roupa e o nariz de palhaço e também a mesa para comer a pizza. Joaquim Roriz, outro que escandalizou o país recentemente com uma defesa "grotesca", no caso do esquema de divisão de dinheiro no escritório do presidente do Conselho da Gol, Nenê Constantino, renunciou, até porque, fatalmente teria seus direitos políticos suspensos por 8 (oito) anos. Mas, Renan não deverá seguir este caminho, usará toda sua influência sem o menor pudor e tentará até o fim manter-se presidente do Senado, com o ônus de levar junto com ele muita gente pro buraco ou pro olho do furacão, em caso de derrota. (ML).

sexta-feira, 6 de julho de 2007

É preciso coragem



A filosofia contemporânea remete-nos a avaliar, questionar, subjugar... todos os assuntos corriqueiros e que atormentam nosso dia-a-dia, nossa existência, nossa inconsciência humana, nossa insanidade plena...
Mas, não pode limitar-nos somente a isso, é preciso estimular e aguçar: pensamentos enviesados, ensaios oblíquos, discussões pungentes, artigos cataclismáticos, vagens literárias, teses indigestas... que sejam válvulas propulsoras de uma atmosfera de insatisfação e as transforme em ações diferenciadas, capazes de dar uma guinada radical nesse caminho, que como cordeirinhos, estamos trilhando, sem ao menos tentar reagir! Vamos externar nossas dores e nossos odores, sem receio de enxergar o pior, para assim, vislumbrar novas perspectivas!


m.leonidio

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Prevaricação






No Congresso Nacional, Esplanada dos Ministérios, Senado Federal, STF, CGU, AGU... urubus, lobos, sanguessugas e ratos, vivem em harmonia (represada) e unem-se verticalmente, a fim de manter fértil (em influência e administração de recursos) o campo em que atuam. Não querem que haja qualquer interferência externa, que seja capaz de persuadir sua voracidade infinita!




m.leonidio

Política de exceção



No Brasil se pratica políticas-públicas de exceção, pequenos grupos altamente influentes, canalizam grande parte dos recursos públicos para benefício próprio e cultuam com orgulho seus proventos. Enquanto isso, a maioria da massa é relegada a 2º ou 3º plano e assim permanece pagã de uma riqueza mal-distribuída e pouca diluída.


m.leonidio