quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Futebol ganhou!



Roma, 27/05/2009, Estádio Olímpico,
Final da Liga dos Campeões (Champions League).


Muitos apontavam o Manchester Utd. como favorito ao título, por todas as suas virtudes táticas, seus talentos individuais, Cristiano Ronaldo, etc. Se não bastasse tudo isso, o Barcelona estava desfalcado de três importantes jogadores de sua defesa (Daniel Alves, Rafa Marques e Abidal), e mais, o atacante Thierry Henry jogaria no sacrifício.

Quando a partida começou, as expectativas meio que se confirmaram, o Manchester acampou no campo de defesa do Barça e criou algumas oportunidades, principalmente com C. Ronaldo, mas, esse domínio durou apenas 9 minutos, na seqüência, Iniesta lançou Eto'o, o camoronês fez bela jogada individual pela direita e abriu o placar em favor dos catalões. Os ingleses sentiram o golpe, o Barcelona ganhou confiança e passou a tocar a bola, com arte, categoria, inteligência e objetividade. Messi não fez uma partida brilhante, mesmo assim ratificou sua importância, sua condição de melhor jogador da atualidade. Xavi e Iniesta fizeram uma grande partida, desfilaram no Estádio Olímpico, essencialmente no tapete verde e conduziram o Barça a um grande triunfo.

O segundo tempo ainda foi mais favorável aos espanhóis, o futebol vistoso praticado por eles, saltou aos olhos dos amantes do esporte, que foi inventado pelos ingleses. Para fechar em grande estilo, na metade do segundo tempo, Xavi cruzou e Messi fez um belo gol de cabeça, depois foi só administrar, o poderoso Manchester United estava nocauteado, com direito a olé.

Venceu o Barça, venceu o Futebol!
Eis a oportunidade das seleções que disputarão a próxima Copa do Mundo, na África do Sul, ano que vem, se inspirarem em Guardiola, técnico do Barça e deixarem seus mais talentosos atletas terem liberdade para jogar futebol com arte, em detrimento de soluções táticas, que priorizam o futebol força e defensivista, cultuado mundo afora. Espero que o Dunga, o Jorginho e outros ténicos brasileiros tenham assistido esse belo embate e que façam uma longa reflexão acerca do assunto.

Nas arquibancadas do mundo, eu até posso ouvir o frisson, torcedores inspirados no Barça, gritam:


Ooooô Oooooô o futebol ganhô - o futebol ganhooooô
Ooooô Oooooô o futebol ganhô - o futebol ganhooooô
Ooooô Oooooô o futebol ganhô - o futebol ganhooooô
Ooooô Oooooô o futebol ganhô - o futebol ganhooooô


ganó el fútbol - ha vinto il calcio - a remporté le football - won the football

(ML)

Um comentário:

  1. Grande Marcão...

    Muito legal. Seus comentários, dignos de um PVC.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir